Moradores cobram reforma da Unidade de Saúde Paulo Maisatto no bairro Nova Corumbá
CORUMBÁ | Moradores do bairro Nova Corumbá têm enfrentado dificuldades para acessar serviços de saúde devido ao fechamento da Unidade de Saúde da Família (USF) Paulo Maisatto para reforma. A ausência de atendimento no local tem forçado a população a buscar atendimento em outra unidade de saúde.
A reportagem apurou que o fechamento tem causado indignação entre os moradores. “Está difícil. Temos que ir em outro posto sendo que temos o nosso aqui que está fechado faz tempo. O posto está abandonado. Não tem reforma nenhuma sendo feita, nunca teve. O ex-prefeito fechou e largou abandonado. Quando vai começar a reforma e abrir de novo o nosso posto?”, relatou e questionou uma moradora.
No muro da unidade, uma inscrição improvisada com a frase “EM REFORMA” revela a situação de abandono. A estrutura mostra sinais visíveis de desgaste, e o mato alto no entorno reforça a sensação de descaso.
A USF Paulo Maisatto é um ponto de referência para a comunidade e integra a Estratégia de Saúde da Família (ESF), política essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa garantir atenção básica contínua, preventiva e de qualidade. As unidades da ESF são fundamentais para o monitoramento de doenças crônicas, vacinação, pré-natal, atendimento a crianças e idosos, além de ações educativas em saúde.
Outro prédio abandonado fica ao lado do USF Paulo Maisatto, é o antigo CRAS da Nova Corumbá. Os moradores reclamam da situação. Ambos os prédios estão sendo encobertos pelo mato e se deteriorando. “Além de deixar o bairro feio a gente tem medo de pessoas más usarem o lugar para coisa errada. Podem até arrastar alguém aí pra dentro e fazer maldade” desabafou uma moradora.
Essa matéria foi uma sugestão de nossos leitores. Se você tem uma sugestão de matéria entre em contato com o Diário Oeste pelo WhatsApp (67) 4042-9154 ou clique aqui.